Sábado, 28 de Maio de 2022 03:57
(71) 99256-3530
GERAL AMIZADE

Jovens raspam cabeça em apoio a amigo com câncer

Registro do momento em que jovens fazem surpresa ao amigo viralizou nas redes e trouxe esperança a outros pacientes

26/04/2022 09h07
273
Por: Redação Fonte: Metrópoles
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O cabelo do assistente administrativo Túlio Rafael Rodrigues Silva começou a cair já na primeira semana de quimioterapia. Aos 21 anos, o morador de Ribeirão das Neves (MG) descobriu estar com um sarcoma no rosto, tipo de câncer raro. Ainda não há cura definitiva para a doença.

Seus amigos acompanharam a descoberta e se sensibilizaram com a situação. Para surpreendê-lo, então, decidiram raspar a cabeça dias após o jovem começar a perder o cabelo, em um gesto descrito por Túlio como “espetacular”.

Descoberta do sarcoma

Túlio conta que, em outubro do ano passado, percebeu um caroço do lado direito de seu rosto. Inicialmente, não se preocupou, mas após duas semanas, o sinal começou a crescer muito e ele decidiu procurar um médico.

“Primeiro, o médico falou que era um cisto. Cisto é só retirar, né? Aí a gente foi e fez a cirurgia, uma cirurgia local, tirou o caroço. Com três dias, eu já estava com o rosto todo inchado, sangrou, meu olho ficou vermelho. Na hora que o rosto desinchou, o caroço estava lá de novo. Aí foi o mesmo médico. Aí ele fez a mesma cirurgia. Senti dor de novo, ele pegou um pedacinho e mandou pra biópsia”, conta.

A descoberta do problema, no entanto, não acabou aí. A amostra que o médico coletou acabou destruída pois o procedimento foi feito com um equipamento inadequado. Uma semana depois, sem resposta definitiva do laboratório, o jovem foi a um outro cirurgião, fez uma nova biópsia e descobriu um provável sarcoma.

“Quando o médico falou isso foi bem pesado, e ele falou também que é um câncer que não tem cura. É um câncer que está em busca da cura ainda. Então o meu caso seria estudado. O meu caso é um estudo. Tanto que vários médicos que estão tratando do meu caso, sabe?”, relembra.

“Mas eu confio, eu creio que ter cura, sim, nem que eu seja o primeiro cara a ser curado desse câncer. Eu estou com toda a fé do mundo.”

Assim, então o jovem persistiu. “Na primeira quimioterapia, com uma semana, o meu cabelo começou a cair aos poucos. Começou a soltar, aí com quase um mês de quimioterapia, meu cabelo já estava todo frágil, só de eu passar a mão já caía tudo, então eu fui obrigado a raspar o cabelo e a barba”, relata.

Surpresa dos amigos

Após algumas sessões de terapia, então, Túlio recebeu uma surpresa. “Depois da químio, eu estava lá em casa, não sabia de nada, eu estava até jogando um joguinho”, diz. “Meu pai me falou que estava indo um pastor lá em casa para me visitar. Eu fui vestir roupa rapidão, desci, esperei lá na cozinha. Aí, no que eu estava esperando na cozinha, apareceram os meus amigos tudo careca.”

“Aquilo me comoveu demais. Foi a coisa mais foda que eu vi na minha vida, o gesto deles foi espetacular e eu não tenho palavras para descrever o que que foi aquele momento ali. Foi um momento de muita emoção e gratidão, né?”, conta o jovem. “E aquele dia ali a gente se divertiu demais, brincou, comeu pizza e zoou, um falando que o outro era mais feio.”

O momento da surpresa foi gravado e Túlio resolveu compartilhar em suas redes sociais. A repercussão, então, foi gigante. Em cerca de uma semana, o vídeo já acumulou três milhões de visualizações no TikTok, e milhares de comentários.

“Eu vi muitos comentários de força e muitos comentários também falando que o meu vídeo estava ajudando as pessoas na luta que eles estavam passando”, afirma. Túlio relembra que chegou a receber uma mensagem de uma pessoa com depressão que disse que voltou a ter esperança na vida após ver o registro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias