Sábado, 28 de Maio de 2022 03:56
(71) 99256-3530
POLÍTICA INCENTIVO

Mucungê recebe atenção do deputado Waldenor Pereira

Investimentos na cultura foram anunciados pelo deputado

22/03/2022 10h20
225
Por: Redação Fonte: Ascom/DEP. Waldenor
Foto: Divulgação/Ascom/DEP. Waldenor
Foto: Divulgação/Ascom/DEP. Waldenor

Em três iniciativas realizadas no último final de semana (dias 19 e 20), em Mucugê, na Chapada Diamantina, o deputado federal Waldenor Pereira (PT) levou o seu apoio ao município, onde vem estreitando laços desde a primeira Feira Literária local, a Fligê, em 2016, evento que tem recebido recursos de emendas parlamentares de sua autoria. Agora foram ações voltadas para inclusão e assistência social, produção musical do artesanato e cultura local.

Apoio a pessoas com deficiência 

Primeiro o deputado entregou 10 cadeiras de rodas adquiridas com recursos de suas emendas à Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela titular da pasta, Janete Rebouças, num ato com a participação da coordenadora do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, Elaine; das assistentes sociais Rosane e Leila; e dos cadeirantes Luiziane, Wellington e Marcelo. Foi também um momento em que Waldenor Pereira defendeu a instalação do conselho municipal de pessoas com deficiência, necessário para tornar o município apto a firmar convênios para receber recursos federais e estaduais de incentivo às políticas públicas de inclusão e assistência ao segmento. 

Barracas para Feira da Arte

O deputado entregou em seguida 20 barracas à secretária de Turismo e Cultura, Fabiana Profeta, para apoiar a realização da Feira da Arte e a exposição da produção local de artesanato e de eventos culturais. Neste e no ato anterior, contou com a presença do presidente do PT de Mucugê, Péricles, e do secretário municipal de Administração, Paulino, além dos presidentes dos Conselhos Municipais de Cultura e de Educação, Pedro Jatobá e Marcos Paraguassu. Também durante a entrega das barracas o deputado defendeu a necessidade da elaboração do plano municipal de cultura para que o município faça jus ao recebimento de recursos da recém aprovada Lei Paulo Gustavo, que garante apoio cultural.

Waldenor também falou das ações do seu mandato voltadas para a cultura, a exemplo do apoio e empenho na realização da Fligê e agora no projeto "Concertão", para levar a apresentação da Orquestra Sinfônica de Vitória da Conquista a 20 municípios da região.

Apoio à Filarmônica 

Tendo completado 120 anos de fundação, a Filarmônica 23 de Dezembro de Mucugê recebeu um presente especial do deputado federal Waldenor Pereira, que destinou R$ 100 mil de recursos de suas emendas parlamentares para aquisição de novos instrumentos musicais e fardamento de gala dos integrantes. 

O ato de apresentação da emenda teve a participação do presidente da fundação mantenedora da Filarmônica, Padre Sabrino, da vice-presidente, Marilene Matos, do maestro Rodrigo e dos músicos Jean e André. 

O encontro serviu também para ajustes finais sobre a documentação necessária ao repasse de recursos da emenda, como também foi discutida a instituição de um programa de bolsas para alunos de música, com recursos de emenda parlamentar. Foi sugerido, inclusive, a criação do cargo de diretor de regência musical, pela Prefeitura Municipal, para assegurar a permanência do maestro no projeto. 

A Fligê tem 5ª edição confirmada

A Feira Literária de Mucugê, que entrou no calendário oficial do estado da Bahia, voltará a acontecer este ano, depois do intervalo imposto pelas restrições da pandemia. A confirmação da 5ª edição da Fligê foi anunciada ao poder público municipal e às lideranças locais durante os eventos com a participação do deputado Waldenor e da curadora da feira, professora Ester Figueiredo. O evento será realizado no mesmo período dos anos anteriores, entre 11 e 14 de agosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias