Mesmo com o tabu estabelecido pela sociedade quando o assunto é educação sexual, o governo da Bahia resolveu sair na frente após a aprovação do Projeto de Lei nº 4968/19 que é referente ao Programa de Proteção e Promoção de Saúde Menstrual. O PL que é da deputada Marília Arraes (PT) estabelece um cuidado com as alunas da rede pública estadual de ensino.
Em Caculé o programa é cumprido pela direção do Colégio Estadual Norberto Fernandes (CENF), que realiza a distribuição dos absorventes para 420 alunas matriculadas na instituição. Os recursos destinados para compra e distribuição foram aprovados em 2021 pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e implementados pela Secretaria de Educação.
Foto: Divulgação
O público alvo da distribuição são jovens de baixa renda, mas no CENF esse recorte não foi feito e todas as alunas puderam receber o material. A escolha pela não realização do recorte se deu, devido a baixa diferença entre o quadro de alunas e a não correspondência com a lista enviada pelo estado no ano passado com a enviada em 2022.
Em conversa com o professor Expedito Santos - diretor da instituição, ele afirmou que as alunas da rede receberam o programa com muito entusiasmo e alegria. Além de confirmar que programas assim aumentam a confiança na escola e amplia o seu papel social. Para finalizar a conversa, Expedito nos sinalizou sobre os relatos de professores e professoras que sempre informam que é frequente a ausência de alunas em determinados momentos do mês, o que possivelmente pode estar ligado com o período menstrual.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °