Terça, 05 de Julho de 2022 07:08
(71) 99256-3530
POLÍCIA BAHIA

Três mandados de busca e apreensão são cumpridos em operação que apura esquema criminoso no Detran da Bahia

Operação Fake Rent está na segunda fase: foram localizados novos criminosos que atuavam como despachantes

11/02/2022 15h01
279
Por: Redação Fonte: G1-BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira (11), em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, vinculados à segunda fase da Operação Fake Rent, que apura a existência de um esquema criminoso que se iniciou há pelo menos seis anos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran).

Nessa etapa da operação, foram localizados novos criminosos que atuavam como despachantes e realizavam transferências bancárias para servidores investigados no Detran.

À frente da iniciativa está o Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

As novas informações sobre os envolvidos foram viabilizadas pelo aprofundamento das investigações, com análise dos sigilos bancário, fiscal e material apreendidos nas buscas na primeira fase da operação.

Entenda a operação Fake Rent

No esquema investigado, pessoas são cooptadas para alugar veículos de grandes locadoras nacionais e estrangeiras. São utilizados documentos falsos e despachantes são acionados para auxiliar.

Servidores do Detran são envolvidos no crime e inserem dados falsos nos sistemas de informática do órgão. Desse modo, os investigados conseguiam transferir veículos para laranjas, pessoas falecidas ou terceiros, com dados utilizados sem conhecimento das vítimas.

A investigação apura a ocorrência dos crimes de associação criminosa, estelionato, falsidades documentais, inserção de dados falsos nos sistemas informáticos e corrupção ativa e passiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias