Sábado, 28 de Maio de 2022 03:32
(71) 99256-3530
SAÚDE RESTRIÇÕES

Governo da BA diz que falta de comprovação vacinal em eventos culturais pode causar detenção

Medida foi anunciada após reunião entre os secretários de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, de Cultura, Arany Santana, e integrantes da cúpula das duas secretarias de estado

19/01/2022 15h03
241
Por: Redação Fonte: G1-BA
Foto: Divulgação/SSP
Foto: Divulgação/SSP

Após uma reunião entre os secretários de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, de Cultura, Arany Santana, e integrantes da cúpula das duas secretarias, o governo da Bahia divulgou uma determinação que diz que as pessoas que tentarem entrar em eventos culturais sem a comprovação vacinal contra a Covid-19 podem ser detidas e conduzidas para uma delegacia.

A medida vale para eventos em áreas públicas, sob responsabilidade da Secretaria de Cultura (Secult). O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência da SSP. E também contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar, o coronel Paulo Coutinho.

O secretário Ricardo Mandarino determinou que equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil atuem nos casos de desrespeito ao decreto estadual que exige a apresentação do comprovante de vacina para entrada nos espaços públicos, inclusive os culturais.

“Não vamos tolerar esse tipo de postura, de desrespeito. Vamos atuar junto com a Secult, que vai manter a SSP informada sobre o calendário dos eventos para que sempre haja equipes de plantão prontas para atuar, no caso de necessidade”, afirmou secretário

Comprovação vacinal é exigida para acesso a eventos culturais na Bahia — Foto: DivulgaçãoComprovação vacinal é exigida para acesso a eventos culturais na Bahia — Foto: Divulgação

A secretária de Cultura, Arany Santana apresentou situações relatadas por agentes de sua pasta que realizam a conferência do documento de comprovação de vacinação nos ambientes culturais.

De acordo com Arany foram relatados casos de ameaças realizadas por pessoas que não comprovaram o esquema vacinal completo. “As pessoas precisam ter em mente que a determinação do governador visa a salvar vidas. Nós vamos fazer cumprir de qualquer forma e, a partir de agora, com o apoio da SSP,”, afirmou a gestora.

Além da disponibilização de equipes da PM para atuarem nos dias de eventos nas praças sob responsabilidade da Secult no Centro Histórico, a Polícia Civil vai manter a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) em regime de plantão durante os dias de evento para encaminhamento dos conduzidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias