Terça, 25 de Janeiro de 2022 17:20
(71) 99256-3530
GERAL CHUVAS

Rio São Francisco tem a maior cheia dos últimos 14 anos e nível de água preocupa ribeirinhos

Situação preocupa principalmente comunidades de Bom Jesus da Lapa, onde restaurantes já foram inundados e a população foi orientada a deixar as casas. Outros estados brasileiros, como Minas Gerais e Alagoas, também estão em alerta

12/01/2022 09h36
320
Por: Redação Fonte: G1-BA
Foto: Defesa Civil/Divulgação
Foto: Defesa Civil/Divulgação

O Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil, registra a maior cheia dos últimos 14 anos e está com o nível a oito metros e 24 centímetros acima do normal. Na Bahia, a situação preocupa principalmente as comunidades ribeirinhas da cidade de Bom Jesus da Lapa, sudoeste do estado.

De acordo com a Agência Nacional de Águas, a vazão chega a 4.490 m³ por segundo. Essa marca foi atingida em medições diárias feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), com réguas que existem na Ponte Gercino Coelho.

Restaurantes que ficam na área ribeirinha de Bom Jesus da Lapa foram inundados e a população foi orientada a deixar os imóveis. O nível de água deve continuar subindo porque mais chuvas serão registradas na cidade.

Além disso, as comportas do reservatório de Três Marias, que fica em Minas Gerais, serão abertas nesta quarta-feira (12). A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) explicou que a medida foi tomada para controlar a subida do reservatório.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias