Sábado, 23 de Outubro de 2021 21:33
(71) 99256-3530
GERAL RELIGIÃO

Luto: Mãe Xagui, mais velha ialorixá representante de Angola, morre em Salvador aos 92 anos

Religiosa faleceu após complicações provocadas por uma cirurgia para amputação de um dedo, por causa do diabetes. Terreiro que ela dirigia foi tombado como patrimônio histórico de Salvador

22/09/2021 14h40 Atualizada há 1 mês
291
Por: Redação Fonte: G1-BA
Foto: Divulgação/Sepromi
Foto: Divulgação/Sepromi

A mais velha ialorixá representante da nação de Angola, Mãe Xagui, morreu na terça-feira (21), aos 92 anos, em Salvador. Ela faleceu em decorrência de complicações após uma cirurgia para amputação de um dos dedos, por causa da diabetes.

Mãe Xagui fazia parte do terreiro de candomblé Tumbanssé, no bairro de Pero Vaz, tombado como patrimônio histórico de Salvador.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento da ialorixá.

“A Sepromi destaca as contribuições de Mãe Xagui para a preservação do sagrado e das tradições ancestrais das religiões de matriz africana, trabalho que deixa legados de fé, perseverança e dedicação”, diz trecho da publicação.

O velório ocorreu no próprio terreiro Tumbanssé e o sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador, nesta quarta-feira (22).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias