Quinta, 24 de Junho de 2021 06:43
(71) 99256-3530
SAÚDE VACINAÇÃO

Estudo em Serrana (SP) indica que, com 75% de vacinados, pandemia pode ser controlada

Dados da vacinação e da incidência da Covid na cidade foram analisados por cientistas. Esta semana, o Fantástico conseguiu os resultados da pesquisa

31/05/2021 14h49
376
Por: Redação Fonte: Globo.com
Foto: Reprodução/Fantástico
Foto: Reprodução/Fantástico

Uma reportagem realizada pelo Fantástico trouxe em destaque uma notícia bastante animadora, que traz esperança, e ao mesmo tempo chama a atenção para a urgência de acelerar a vacinação no país. Nos últimos quatro meses, pesquisadores do Instituto Butantan mediram os efeitos da imunização em larga escala na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. É como se fosse um ensaio do que poderia estar acontecendo no país inteiro, se não houvesse tanto atraso.

A cidade, de 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio. A imunização seguiu critérios científicos. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença.

A vacinação ainda não tinha terminado quando Serrana enfrentou um aumento no número de casos. O cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril. Segundo os cientistas, o jogo começou a virar quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose. Em abril, Serrana já observava uma queda expressiva na incidência da Covid-19. De 699 casos em março, esse número caiu para 251. E as mortes passaram de 20 para 6, nesse mesmo período.

Os dados da vacinação e da incidência da Covid em Serrana foram analisados pelos cientistas. Os números começaram a cair depois que todos os grupos tomaram a primeira dose, mas para os cientistas, o controle da pandemia se deu depois que 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose. Ou seja, cerca de 75% da população. De acordo com o Instituto Butantan, logo depois do fim da vacinação, o número de mortes caiu 95% em Serrana.

O número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%. Serrana parece ser um oásis na região. A pesquisa do Instituto Butantan também revela que, enquanto 15 cidades vizinhas apresentavam aumento no número de casos, acontecia exatamente o contrário em Serrana.

Quase toda a população adulta de Serrana, que tem 45 mil habitantes, recebeu duas doses de CoronaVac. O que os números mostram, de forma categórica, é que só existe um caminho para controlar a pandemia: vacina para os brasileiros. E sem demora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias