Sexta, 07 de Maio de 2021 16:23
(71) 99256-3530
GERAL ACIDENTE

Explosão em empresa de oxigênio deixa cinco feridos e causa danos em residências em Fortaleza

Três dos feridos precisaram ser levados ao IJF

24/04/2021 16h10
204
Por: Redação Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE
Foto: Jarbas Oliveira
Foto: Jarbas Oliveira

Uma explosão atingiu unidade da empresa White Martins, na avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24). Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do quartel central foram acionadas e chegaram ao local por volta das 10h40. Cinco pessoas ficaram feridas e três foram encaminhadas à Emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF).

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, confirmou nas redes sociais o número de feridos encaminhados ao hospital. Não foi informado, no entanto, se os atingidos são funcionários da empresa ou moradores da região.

"Os pacientes, de 19, 43 e 45 anos de idade, seguem estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem", comunicou o IJF.

Em nota enviada às 13h50, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) informou que as cinco vítimas receberam atendimento médico no local, e três delas foram encaminhadas ao hospital.

"As primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram ao local após um minuto do acionamento. Foram deslocadas uma viatura de autosalvamento, uma viatura de combate a incêndio, além de oito ambulâncias - sendo seis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas do Corpo de Bombeiros", diz a nota da SSPDS. 

PESSOAS DETIDAS

Após a explosão, duas pessoas foram detidas no local por supostamente estarem tentando furtar cilindros de oxigênio. A informação foi confirmada pelo comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Zélio Menezes.

"Sei que duas pessoas foram recolhidas, provavelmente por estarem realizando esse furto", afirmou o comandante.

Menezes reforçou que as causas da explosão ainda são desconhecidas e que não é possível levantar nenhuma hipótese. Ele detalha que equipes especializadas irão investigar. "O momento é apenas de resolver a situação, resolver os riscos", pontuou, em coletiva de imprensa no começo da tarde.

EXPLOSÃO

A White Martins informou, em nota enviada às 12h, que equipes da empresa estavam se deslocando para o local. "Prestaremos mais informações assim que possível", diz a nota.

Sarto foi até o local da explosão e, posteriormente, ao IJF, para acompanhar o estado de saúde dos feridos. "O Corpo de Bombeiros já fez o isolamento da área, está orientando a população a ficar dentro de suas residências e junto com a Defesa Civil está inspecionando os imóveis da região", afirmou o prefeito. 

fotoLegenda: O prefeito de Fortaleza, José Sarto, foi até o local da fábrica Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

Vídeos enviados ao Diário do Nordeste mostram pessoas fugindo do local e a fumaça causada pela explosão. Residências próximas tiveram janelas quebradas e foram danificadas.

O governador Camilo Santana (PT) lamentou o ocorrido, em comunicado nas redes sociais. "Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas", afirmou o governador. "Momentos após a explosão, nossos profissionais dos Bombeiros, Samu e policiais estiveram no local para o socorro das vítimas e isolamento da área", disse Camilo.

CAPTURA DE TELA DO FACEBOOKLegenda: O governador Camilo Santana lamentou o ocorrido nas redes sociais Foto: Reprodução

A Polícia Militar bloqueou o acesso ao local e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) interditou o trânsito no entorno da empresa.

Área isolada após explosão na empresa White MartinsLegenda: Polícia Militar isolou perímetro da área atingida. Foto: Leábem Monteiro

OXIGÊNIO

A empresa White Martins atua no mercado de fabricação de gases industriais e medicinais e é responsável por parte do abastecimento de oxigênio dos hospitais do Ceará. A empresa não informou se a produção no local será afetada nem qual parte da operação ocorria na fábrica. 

Em comunicado, o governador Camilo Santana disse que a Secretaria da Saúde "acompanha da questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema desabastecimento nos equipamentos de saúde". 

A Prefeitura de Fortaleza também está acompanhado a situação, segundo o prefeito José Sarto. Ele garantiu que não haverá desabastecimento nas unidades da Capital.

captura de telaLegenda: Comunicado do prefeito de Fortaleza, José Sarto, nas redes sociais Foto: Reprodução

ESTRONDO 

Explosão na White Martins em FortalezaLegenda: Explosão em empresa de oxigênio causa danos em residências em Fortaleza Foto: Reprodução

O barulho da explosão foi ouvido por diversos moradores dos arredores. O auxiliar de pedagogia Francisco Wilson estava em um posto de combustíveis ao lado da empresa e presenciou o ocorrido.

"Eu vi só uma grande explosão de um cilindro, vários cilindros voando e pessoas correndo. [...] Muitas pessoas caíram também com medo", conta. Francisco afirma que saiu do local rapidamente, mas viu que o foro do posto, um muro e a padaria anexa ao estabelecimento foram parcialmente destruídos.

Pessoas do lado de fora de área isolada após explosão na empresa White MartinsLegenda: Tráfego na região foi bloqueado após isolamento feito pelos policiais. Foto: Leábem Monteiro

José dos Santos Filho, morador da região há 17 anos, conta que estava trabalhando quando sentiu a explosão. "Eu ouvi um estrondo, pensei até que era um trovão, porque o tempo estava nublado. Aí minha esposa ligou desesperada, dizendo que tinha explodido alguma coisa na fábrica, pedindo para eu vir para cá", conta. 

casa atingida pela explosão da white martinsLegenda: Forro de residência na vizinhança cedeu com o impacto da explosão Foto: Halisson Ferreira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias