Sexta, 07 de Maio de 2021 17:01
(71) 99256-3530
SAÚDE VACINAÇÃO

Números de solicitações de UTI para idosos acima de 70 anos caem na Bahia; Estado já vacinou mais de 2 milhões de pessoas

Empenho logístico dos municípios também colaborou para a diminuição das solicitações

20/04/2021 10h33 Atualizada há 2 semanas
208
Por: Josivan Vieira
Foto: Josivan Vieira
Foto: Josivan Vieira

Saindo a frente. A Bahia tem sido um dos estados brasileiros que mais aplica vacinas contra a Covid. Desde o início da vacinação contra o coronavírus, que começou em 19 de janeiro, o estado já ultrapassou a marca de 2 milhões de baianos com a primeira dose em dia. A rapidez no processo trouxe resultados positivos, e o estado já registra queda na solicitação de UTIs para idosos acima de 70 anos. 

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o resultado é devido ao alto esforço e um bom planejamento para aquisição de insumos, e eficácia no processo logístico da distribuição para as cidades do interior do estado. 

Para Fábio, um dos diferenciais foi o planejamento adequado realizado antes da chegada das primeiras doses. Ele afirma que desde dezembro de 2020, a pasta já havia adquirido 19,9 milhões de seringas e agulhas, que ficaram em estoque aguardando a chegada dos imunizantes. “Essa era uma realidade completamente diferente dos outros estados, que não se planejaram”, afirmou Vilas-Boas. 

Divulgação/Sesab

Mesmo com as problemáticas acarretadas pela ineficiência nas entregas realizadas pelo Governo Federal, a Bahia montou a sua própria operação logística, e consegue encaminhar os imunobiológicos para 417 municípios, em até 24 horas, utilizando diversos meios de transporte como aviões, helicópteros, caminhões e caminhonetes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias