Domingo, 18 de Abril de 2021 00:24
(71) 99256-3530
SAÚDE COLAPSO

Mais de 300 pessoas aguardam leitos de UTI na BA: 'É como se fosse uma taxa de ocupação de 100%', diz subsecretária

“Nós estamos conseguindo regular uma média de 60 a 70 pessoas no estado da Bahia”

02/03/2021 09h03
184
Por: Redação Fonte: G1 - Bahia
Foto: Reprodução/Sesab
Foto: Reprodução/Sesab

Nesta terça-feira (2), mais de 300 pessoas esperam regulação para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Bahia. A taxa de ocupação dessas unidades está em 83% no estado.

A subsecretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, explica que, com essa quantidade de pessoas a espera de um leito, é como se o estado tivesse em sua totalidade de ocupação: 100%. Segundo Tereza, a "demora" na regulação, muitas vezes é para esperar vagar novos leitos e evitar que o sistema entre em colapso.

“Mais de 300 pessoas estão aguardando leitos de UTI. Nós estamos conseguindo regular uma média de 60 a 70 pessoas no estado da Bahia. Esse dado de taxa de ocupação de 83% é um retrato, e é preciso que as pessoas entendam de uma vez por todas isso. O que eu quero dizer é que, em um determinado momento, algumas pessoas saem de alta, outras têm óbito, e a gente vai acolhendo as pessoas para o leito. Por isso essa espera maior das unidades de pronto atendimento no acolhimento de novas pessoas", detalhou.

"A população precisa entender de uma vez por todas: é como se fosse uma taxa de ocupação de 100%".

“A gente espera que o Ministério [da Saúde] se mobilize, se sensibilize e perceba essa criticidade que estamos vivendo hoje, com tantas pessoas esperando leitos de UTI. Esse é um momento muito crítico e tomadas de decisões anteriores fazem com que a gente fique vulnerável. Neste momento estamos absolutamente vulneráveis. A taxa de ocupação hospitalar e morte de pacientes está em 77% dos maiores de 70 anos. Urge a vacinação dessa população”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias