Sábado, 17 de Abril de 2021 23:10
(71) 99256-3530
ENTRETENIMENTO TEATRO

Renata Sorrah e Pele Negra, Máscaras Brancas em cartaz virtual dias 26 e 27 de fevereiro

Realizadas pela Fred Soares Produções, exibições fazem parte do Projeto Catálogo Brasileiro de Teatro

24/02/2021 11h00
151
Por: Josivan Vieira
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A mescla de textos das peças “Esta Criança”, “Krum” e “Preto” estarão presentes na apresentação de Renata Sorrah em companhia, que ocorre dia 27 de fevereiro, às 20h, pelo youtube do Catálogo Brasileiro de Teatro. Na peça, a atriz se une ao dramaturgo e diretor Marcio Abreu, que foi seu parceiro na construção desses textos. A obra se articula a partir da fala pública de uma mulher em sua casa, que na vivência da quarentena discute temas como isolamentos, lamentos, obscurantismos, nacionalismos crescentes, belicismos  exacerbados, preconceitos e extremismos religiosos.

Além da obra de Renata, a Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também estará na programação deste final de semana do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro. Baseada na tese homônima do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon, a peça Pele Negra, Máscaras Brancas será exibida dia 26 de fevereiro, às 20h. O texto original é referência mundial para discussão sobre o racismo. Além deste, a obra dirigida por Onisajé - primeira mulher negra a dirigir uma montagem da Companhia, traz referências do livro 'Os Condenados da  Terra'.

Com dramaturgia de Aldri Anunciação, a obra trabalha o presente, passado e futuro para falar como o processo de colonização construiu sofrimentos psicológicos em corpos negros. O projeto Catálogo Brasileiro de Teatro, idealizado pela Fred Soares Produções desde 2000, é  reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, que reúne artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2021, o evento traz ainda obras de Salvador e cidades do interior da Bahia.

O Catálogo Brasileiro de Teatro traz dois meses de projeto com exibições de espetáculos gratuitas, a partir do apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias