Quarta, 03 de Março de 2021 21:31
(71) 99256-3530
PRODUTOR RURAL CERTIFICAÇÃO

COOTRAF e COOMADAC viabilizam Selo o de Inspeção Federal (SIF) para agroindústrias da agricultura familiar

A entrega dos certificados aconteceu durante o mês de janeiro de 2021

13/02/2021 10h49 Atualizada há 3 semanas
420
Por: Josivan Vieira
Foto: Reprodução/WhatsApp
Foto: Reprodução/WhatsApp

A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar (COOMADAC), iniciou em 2020 o processo de certificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de duas agroindústrias com foco no beneficiamento de frutas, sendo a Associação Comunitária de Água Branca, Lagoa da Corda, Mandacaru e Região no município de Caculé e a Associação Comunitária de Capoeirão e Adjacências no município de Ibiassucê. 

Dentre as principais etapas para o processo de certificação destacam-se a implantação do Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPFs), a padronização e descrição das tecnologias e produtos fabricados pelos grupos produtivos, a anotação de responsabilidade técnica, sendo esta disponibilizada pela cooperativa, levantamento cadastral das instalações e diversas outras etapas e adequações que acarretaram na conquista do Selo de Inspeção Federal, que regulamenta a produção de polpa e de suco de frutas artesanais em estabelecimento familiar rural. 

A entrega dos certificados aconteceu durante o mês de janeiro de 2021 e após esta importante conquista, os grupos produtivos estão aptos a comercializar os seus produtos em todo o território nacional. 

 

Segundo o diretor presidente da COOTRAF, Edgar Filho, os produtos são oriundos da produção agroecológica, produzidos de maneira artesanal visando garantir a segurança alimentar e nutricional. “Essa certificação reforça a qualidade dos produtos e demonstra para o mercado a responsabilidade dos empreendimentos quanto à saúde de seu consumidor”, ressalta. 

Já o diretor presidente da COOMADAC, Cleomilton Carvalho, destaca que esta é uma grande conquista para a agricultura familiar baiana. “Estamos trabalhando firme para que em breve estes produtos possam estar disponíveis nas prateleiras dos mercados, proporcionando assim a geração de renda no campo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias