Sexta, 22 de Janeiro de 2021 06:54
(71) 99256-3530
SAÚDE SAÚDE

Covid-19: Governo da Bahia anuncia reabertura de mais de 100 leitos de UTI em Salvador e interior

Segundo a Sesab, 50 leitos já foram reabertos e governador Rui Costa autorizou a reativação de outros 120, em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Juazeiro.

07/12/2020 10h38 Atualizada há 2 meses
563
Por: Josivan Vieira Fonte: G1 - Bahia
Hospital Espanhol funcionará com capacidade máxima — Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia
Hospital Espanhol funcionará com capacidade máxima — Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

O governo da Bahia anunciou nesta segunda-feira (7) a reabertura de 170 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 que haviam sido desativados temporariamente em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Juazeiro. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), dos 170 leitos, 50 já foram reabertos.

Os leitos serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20), na capital baiana, em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Com isso, o Hospital Espanhol irá operar com a capacidade máxima.

Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, também será ampliada a testagem e instituído protocolos de segurança para o verão em todo o estado.

“Ao longo das últimas semanas tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, afirmou o secretário.

Ainda segundo a Sesab, kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas. Além disso, o Laboratorio Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos, que serão instalados a partir de terça-feira (8) e ampliarão a capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes por dia, alcançando a casa dos 6 mil mil testes diários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias