Segunda, 23 de Novembro de 2020 21:57
77 98103-4200
POLÍTICA/ELEIÇÕES RESULTADO

G1 publicará textos com resultado da eleição em cada uma das 5.568 cidades do Brasil

Modelo que conta com processamento de linguagem natural e foi desenvolvido em conjunto com a área de Tecnologia da Globo vai permitir que sejam registrados, em formato de reportagem, os prefeitos eleitos ou as disputas que irão ao 2º turno em todos os municípios brasileiros.

12/11/2020 19h47 Atualizada há 2 semanas
723
Por: Redação Fonte: G1 - Bahia
No dia da eleição, haverá equipes do G1 mobilizadas em todos os 26 estados para colocar no ar essas reportagens.
No dia da eleição, haverá equipes do G1 mobilizadas em todos os 26 estados para colocar no ar essas reportagens.

O G1 irá publicar após a apuração do 1º turno das eleições municipais deste ano um texto para cada um dos 5.568 municípios brasileiros com o resultado do pleito. Isso será possível graças a um modelo de automação que se utiliza de inteligência artificial criado em conjunto com a área de Tecnologia da Globo. Trata-se de um projeto sem precedentes no país.

O texto terá informações como o nome do prefeito eleito, o partido, o número de votos recebidos e o percentual de válidos, bem como a idade, o estado civil, o grau de instrução, a profissão e o patrimônio declarado do candidato vitorioso.

Haverá ainda informações sobre o vice eleito e dados sobre a votação na cidade (como o percentual de abstenção e de votos brancos e nulos).

Quando houver uma definição de segundo turno, haverá as mesmas informações para ambos os candidatos que forem disputar a cadeira de prefeito no dia 29 de novembro.

Para que isso seja possível, houve uma colaboração de profissionais de diversas áreas da Globo. Um projeto foi trabalhado por meses para que os textos tenham as informações corretas e estejam totalmente precisos.

Primeiro, o G1 criou a base de um texto com as informações mais relevantes a serem levantadas após a apuração. Um equipe ficou responsável por captar os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outra, formada por engenheiros e cientistas de dados do COE Analytics, com o apoio do MediaTech Lab (da área de Tecnologia), desenvolveu um sistema e com o auxílio de inteligência artificial moldou essa base para que os dados fossem aproveitados da maneira correta.

Com uma metodologia inovadora de processamento de linguagem natural e técnicas de programação, foram feitas as correções e adequações sintáticas necessárias para chegar a um texto coeso e coerente.

Houve ainda uma integração com uma outra área, responsável pelo sistema de publicação do portal, para que os textos sejam inseridos e fiquem à disposição dos jornalistas.

Todos os textos serão revisados - e complementados com mais informações, se necessário - antes de serem publicados, no domingo e na madrugada de segunda.

No dia da eleição, haverá equipes do G1 mobilizadas em todos os 26 estados para colocar no ar essas reportagens.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias