Domingo, 17 de Janeiro de 2021 12:22
(71) 99256-3530
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESTRUIÇÃO

Incêndio na região da Chapada Diamantina é controlado, diz Corpo de Bombeiros

Equipes de brigadistas e voluntários atuam no local pelo quinto dia e permanecem nas áreas afetadas neste domingo (11), para rescaldo em pontos específicos, além de monitoramentos constantes.

11/10/2020 18h03
350
Por: Fonte: G1 - Bahia
Incêndio na região da Chapada Diamantina chega ao 5º dia de combate e tem situação controlada — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Incêndio na região da Chapada Diamantina chega ao 5º dia de combate e tem situação controlada — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

O incêndio florestal que atinge a região da Chapada Diamantina foi controlado, porém ainda inspira cuidados, segundo informou o Corpo de Bombeiros neste domingo (11). As equipes de combate completam cinco dias nas áreas afetadas. O fogo se concentrou no Parque Nacional da Chapada Diamantina, onde fica a cidade de Mucugê. 

Apesar de controlar as chamas, as equipes permanecem no local para realizarem rescaldos em pontos específicos e monitoramentos constantes. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao todo, são 38 bombeiros militares, além de seis aeronaves modelo airtractor, do Programa Bahia Sem Fogo, um Helicóptero do Graer/PMBA, brigadistas voluntários de Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Igatu, Lençóis e representantes do ICMBio e PrevFogo. 

Equipes permanecem no local, realizando rescaldo em pontos específicos, além de monitoramentos constantes. — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

Um abrigo provisório foi montado para quadra poliesportiva de Mucugê, para receber brigadistas e bombeiros que estão na região. 

O fogo começou na manhã de terça-feira (6). Toda a região queimada até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e não registrava queimadas havia 20 anos. 

As queimadas na Chapada Diamantina têm indícios de serem criminosas, já que o fogo começou às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias