Sábado, 28 de Novembro de 2020 19:52
77 98103-4200
SAÚDE PREVENÇÃO

Psicóloga caculeense fala sobre a importância do “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio

"Quanto mais falamos sobre o suicídio podemos nos livrar do preconceito que ainda persiste e poder ajudar quem realmente precisa." Diz psicóloga.

14/09/2020 16h15 Atualizada há 2 meses
644
Por: Redação
A campanha que teve início no ano de 2015 com o intuito de abrir espaço para debates e conscientização sobre o suicídio.
A campanha que teve início no ano de 2015 com o intuito de abrir espaço para debates e conscientização sobre o suicídio.
Kelly Cristina Cordeiro Pereira/ Psicóloga - CRP 03/ 16324.

Estamos no mês de prevenção ao suicídio, uma campanha que teve início no ano de 2015 com o intuito de abrir espaço para debates e conscientização alertando toda a população sobre a importância de discutir essa temática que ainda é um grande tabu.

Falar sobre esse assunto é extremamente necessário pois assim podemos desmistificar o suicídio. Ao longo de todo ano nos deparamos com a reprodução de psicofobia, ao tratar a depressão como frescura, falta de Deus e falta de força de vontade. O suicídio ainda é atrelado aos transtornos mentais, sendo a depressão, a mais citada. Depressão é doença. Transtorno mental tem tratamento e estima-se que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos com intervenções adequadas.

Enquanto profissional da saúde mental, tenho a consciência que a prevenção não pode acontecer apenas uma vez ao ano. Quanto mais falamos sobre o suicídio podemos nos livrar do preconceito que ainda persiste e poder ajudar quem realmente precisa.

Se alguém próximo de você apresentar mudança brusca de comportamento, se isolar ou demonstrar situação de desinteresse: PERGUNTE! Conversar abertamente pode ser o laço de conexão que a pessoa em sofrimento precisa naquele momento para tentar melhorar.

As pessoas que tentam e cometem o suicídio não desejam a morte, e sim, estão com muita dificuldade em encontrar saída para o sofrimento. Podemos ajudar com acolhimento, compreensão, com o olhar empático, sem críticas e julgamentos.

Todos nós merecemos viver e viver com qualidade. Para isso, a nossa saúde mental precisa ser prioridade, não só em setembro, mas durante o ano todo.

Kelly Cristina Cordeiro Pereira/ Psicóloga - CRP 03/ 16324

Pós-Graduada em Psicoterapia Infantil e Práticas Clínicas

Atendimento na Cerfisio em Caculé. Contato: (77) 98160-5821.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias