Sexta, 18 de Setembro de 2020 13:52
77 98103-4200
POLÍTICA/ELEIÇÕES VITÓRIA DA CONQUISTA

Câmara de Vereadores recebe pedido de impeachment do prefeito Herzem Gusmão

O pedido de afastamento é fundamentado no art. 5° do Decreto-Lei 201/67, a chamada

04/09/2020 16h51 Atualizada há 2 semanas
304
Por: Aloísio Costa Fonte: Sudoeste Digital
Herzem Gusmão - (MDB), prefeito de Vitória da Conquista.
Herzem Gusmão - (MDB), prefeito de Vitória da Conquista.
Vereador David Salomão (PRTB)

O vereador David Salomão (PRTB) protocolou na Câmara Municipal, pedido de impeachment (afastamento) do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), por alegado uso indevido de verbas públicas na contratação de serviços de transporte público com dispensa de licitação.

O pedido de afastamento é fundamentado no art. 5° do Decreto-Lei 201/67, a chamada "Lei dos prefeitos". Como o denunciante é um vereador, ele ficará impedido de votar sobre a denúncia e de integrar a Comissão processante, podendo, todavia, praticar todos os atos de acusação.

"Ao ignorar a necessidade de licitação para a contratação de empresas de transportes público municipal e dispor das receitas municipais vinculadas como - bem lhe convier demonstra o caráter autoritário e antidemocrático do Senhor Prefeito Municipal", frisa o autor do pedido, em trecho da peça acusatória.

De janeiro até o dia 5 de maio deste ano a Prefeitura de Vitória da Conquista já pagou à empresa Viação Rosa o montante de R$ 8.333.456,22 (oito milhões trezentos e trinta e três mil quatrocentos e cinquenta e seis reais e vinte e dois centavos).

Desde julho de 2019 já foram gastos mais de R$ 21 milhões e 800 mil dos cofres públicos para bancar uma operação que causa prejuízos aos cofres públicos, conforme dados disponíveis no portal da transparência da Prefeitura de Vitória da Conquista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias