Sexta, 14 de Agosto de 2020 14:07
77 98103-4200
CIDADE CRIEM AMBIENTAL

Caculé: Suposto envenenamento teria sido a causa da morte de animais domésticos, defende ONG

"O ato de envenenar animais é tipificado como crime ambiental, conforme previsto Lei de Crimes Ambientais," Afirma advogada.

21/07/2020 09h08 Atualizada há 3 semanas
501
Por: Aloísio Costa
Crimes contra animais domésticos têm se tornado comuns na cidade. Foto ilustrativa.
Crimes contra animais domésticos têm se tornado comuns na cidade. Foto ilustrativa.

Mais denúncias, de supostos envenenamentos de animais domésticos em Caculé, têm sido feitas por integrantes da ONG S.O.S 4Patas, que atua na proteção de animais de rua. De acordo com representantes do órgão, na última semana a ONG recebeu várias mensagens relatando casos de envenenamento de cães e gatos em diversos pontos da cidade.

Casos semelhantes vêm ocorrendo com frequência em Caculé e gerado preocupação, tanto nos donos de animais, quanto nos membros da ONG que luta na defesa dos pets.

O último caso foi de uma filhote de cachorro que 4Patas tinha acabado de doar. De acordo com os adotantes do animal, o veneno teria sido jogado no quintal da casa. “Essa filhote conseguimos salvar com carvão ativado e ela está se recuperando.” Disse um representante da S.O.S 4Patas.

Mas, infelizmente, o mesmo não aconteceu com um cachorro que foi supostamente envenenado e morreu. Por questões técnicas, segundo a ONG, não foi possível realizar a necropsia no animal para confirmar se realmente a morte foi causada por envenenamento.

De acordo com a ONG S.O.S 4Patas, os próximos animais que apresentarem morte suspeita serão submetidos a testes toxicológicos para que se possa confirmar (ou não) as suspeitas de envenenamento, para que assim, se tome as providências legais.

De acordo com a advogada Marta Oliveira Marques, ouvida pelo Informe Cidade, “o ato de envenenar animais é tipificado como crime ambiental, conforme previsto Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98) no artigo 32.  A pena para quem praticar o crime é de 3 meses a 1 ano de detenção além de multa, podendo ser aumentado 1/6 a 1/3 em caso de morte do animal.” Destaca a advogada.

Em casos de suspeita de envenenamento de animais domésticos (cães e gatos), a orientação é para que as pessoas entrem em contato com um veterinário, com urgência, e notifique ONG pelo Instagram @4patascle ou no WhatsApp (77) 98120-1437.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias