Quarta, 08 de Julho de 2020
77 98103-4200
SAÚDE REGULAÇÃO

Paciente de Guajeru que morreu em Brumado esbarrou em burocracia de regulação criada pelo estado, rebate secretário

“Foi uma decisão administrativa para reduzir recursos, mas estamos sofrendo para manter contato com a central de regulação estadual." Diz secretário.

13/06/2020 10h40
998
Por: Aloísio Costa Fonte: Achei Sudoeste
Cláudio Soares, secretário municipal de Saúde de Brumado. Foto: Achei Sudoeste.
Cláudio Soares, secretário municipal de Saúde de Brumado. Foto: Achei Sudoeste.

O caso do paciente de Guajeru que faleceu no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, após ser transferido sem a devida regulação, chamou a atenção, mais uma vez, para o problema da centralização das regulações na cidade de Salvador.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares, relatou que, antes, a cidade de Vitória da Conquista possuía uma central de regulação de leitos, que atendia as regiões sudoeste e oeste de forma mais fácil e acessível.

“No final de abril, o Estado decidiu acabar com essas centrais regionais e levar tudo para Salvador, centralizando toda a regulação do estado. Isso tem causado, em toda a Bahia, um transtorno na regulação, gerando imensos problemas”, afirmou.

O município de Brumado já enviou um ofício ao secretário de saúde e ao governador informando sobre a situação e as imensas dificuldades ocasionadas com a mudança.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o secretário relatou que o município tem tido dificuldade para transferir pacientes internados no próprio hospital para a UTI Municipal, mesmo com vagas disponíveis.

“Foi uma decisão administrativa para reduzir recursos, mas estamos sofrendo para manter contato com a central de regulação estadual. Toda Bahia está sofrendo com esse novo modelo na regulação de pacientes”, criticou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias