Quarta, 08 de Julho de 2020
77 98103-4200
Agricultura e Meio Ambiente LICÍNIO DE ALMEIDA

Em Nota, Associação do Taquaril I repudia ações “arbitrárias” de empresa mineral na região

A ASPAT ressalta que a comunidade já esclareceu para os representantes da referida empresa que não aceita a realização da pesquisa mineral no local.

11/06/2020 10h57 Atualizada há 4 semanas
1.148
Por: Redação
Registro de exploração de pedras minerais sem o consentimento do proprietário. Foto: Divulgação.
Registro de exploração de pedras minerais sem o consentimento do proprietário. Foto: Divulgação.

Em Nota divulgada nesta quarta-feira (10), a Associação dos Pequenos Agricultores de Taquaril I (ASPAT), que está localizada no município de Licínio de Almeida, sudoeste do Estado da Bahia, repudiou e denominou como “arbitrárias”, as ações de uma empresa mineral na comunidade.

“Salientamos que desde 2008 resistimos à entrada de empresas minerais para realização de pesquisas e agora, nesses tempos de pandemia, além dos impactos ambientais temos uma ameaça à preservação da vida, devido a circulação de pessoas estranhas em nosso território.” Destaca a Nota.

No documento, a ASPAT ressalta que a comunidade já esclareceu para os representantes da referida empresa, que não teve o nome divulgado, que NÃO ACEITA a realização da pesquisa mineral que ameaça os modos de vida e subsistência dos moradores locais. “É fundamental nos posicionarmos como forma de resistir a esse modelo de exploração que desconsidera a vida, a cultura e a memória da nossa comunidade.” Reforça.

Ainda de acordo com a Nota, “o mundo passa por uma pandemia e as organizações de saúde e autoridades municipais recomendam o distanciamento social como principal medida de prevenção ao COVID19. Enquanto isso, representantes da empresa circulam pela comunidade, adentram à propriedade sem autorização do proprietário e colocam em risco nossas famílias e a preservação da vida.”

“Seguiremos em luta e intensificamos a cobrança de um posicionamento dos órgãos do Estado (municipal, estadual e federal) em defesa da nossa comunidade.” Finaliza.

Estrada de acesso exclusivo à propriedade do senhor Carlito. Na segunda semana do mês de junho de 2020 foi acessada por pessoas não identificadas. Foto: Divulgação. 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias