Segunda, 01 de Junho de 2020
77 98103-4200
CIDADE CREDIBILIDADE

Caculé: Após repercussão da divergência em resultados de exames, bioquímico fala sobre o teste do Covid-19

A publicação foi motivada pela grande repercussão que ocorreu nas redes sociais, uma vez que um primeiro teste, feito em outo laboratório, havia dado positivo.

10/05/2020 12h10 Atualizada há 3 semanas
2.374
Por: Redação
Darlan disse que encaminhará o material para um laboratório em Belo Horizonte para corroborar o resultado atestado por ele. Foto ilustrativa.
Darlan disse que encaminhará o material para um laboratório em Belo Horizonte para corroborar o resultado atestado por ele. Foto ilustrativa.

Na manhã deste domingo (10), em publicação feita no seu perfil no Instagram, o bioquímico caculeense Darlan Aguiar (@darlancacule) falou sobre o procedimento executado por ele na realização dos testes para o Covid-19, divulgados neste sábado (09). A publicação foi motivada pela grande repercussão que ocorreu nas redes sociais, uma vez que um primeiro teste, feito em outo laboratório, havia dado positivo, e o segundo (feito por ele) testou negativo para o Covid-19.

“Devido a repercussão, quero esclarecer alguns pontos sobre o exame que realizei nesses dois pacientes: O exame utiliza uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está —teoricamente— protegida de futuras infecções provocadas pelo Covid-19.” Descreve o bioquímico.

Na postagem Darlan ressalta que a sensibilidade clínica do teste é de 100% e a especificidade clínica chega a 99,5 %. “Como já se passaram 10 dias que o dois rapazes chegaram de viagem e estão em isolamento, é praticamente impossível o exame ter falhado, pois perfaz uma sensibilidade e especificidade altíssima.” Afirma.

De acordo com publicação feita na data de ontem (09), pelo Informe Cidade, mesmo com a certeza da precisão dos resultados (negativos), Darlan disse que encaminhará o material para um laboratório em Belo Horizonte para corroborar o resultado atestado por ele.  

De acordo com as Secretarias de Saúde de Caculé e de Guajeru, uma vez que os pacientes são moradores desses municípios, as medidas adotadas são de mantê-lo em isolamento social e monitorados pelo menos pelos próximos cinco dias.

Em Nota a Secretaria de Saúde de Guajeru destacou que um terceiro teste deverá ser realizado após 48 horas para a conclusão do caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (03/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias