O governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (28), que as festas de São João estão suspensas em toda a Bahia este ano. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo nas redes sociais. Essa é mais uma medida contra a propagação da pandemia do coronavírus.
"Sexta-feira é dia 1º de maio, e eu disse que quando chegasse o final de abril eu teria condições de falar sobre as festas juninas. Já posso anunciar que não teremos festa em nenhuma cidade da Bahia", afirmou.
Segundo o governador, se houver festa em qualquer cidade, mesmo aquelas que não tenham caso confirmado, o fluxo de pessoas será intensificado. "As pessoas que têm carro, que acham que não estão doentes, vão pra lá, e ao chegarem na cidade essas pessoas vão levar o vírus", explicou.
Rui Costa ainda alertou que em junho o coronavírus estará circulando na Bahia. "Teremos virus circulando, e espero que sob controle, mas mesmo que esteja sob controle não podemos correr o risco de perder o controle por conta das festas".
A primeira cidade a se manifestar sobre o cancelamento do São João foi Conceição do Almeida, no dia 18 de março. Na época, o prefeito Adailton Campos Sobral (PSD) disse que a gestão municipal optou pelo cancelamento porque haveria queda de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do Governo Federal.
“Se o país parou de produzir, automaticamente a receita cai. Nós vivemos de FPM e ele deve cair de 40% a 50%. Hoje já trabalhamos no limite. É uma decisão que não é fácil, de dois dias pra cá tenho sofrido muito por conta disso”, declarou o gestor, que “acha difícil alguma cidade da região conseguir fazer o São João com essa crise”, disse Sobral à época.
Depois disso, mais de dez cidades anunciaram o cancelamento de festas de São João. Dentre elas, Amargosa, Ibicuí, Senhor do Bonfim, Irecê, Miguel Calmon, Seabra, Itaberaba, Piritiba, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Cachoeira, Mata de São João, São Desidério e Camaçari.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °