SUPERMERCADO MODELO
MUDANÇA DE ROTINA

Caculé: Medidas conta o COVID-19 mudam a rotina da cidade. Veja o que aconteceu nos últimos dias

Em Caculé o “marco” das ações preventivas ocorreu há uma semana, mais exatamente na última terça-feira (17). De lá pra cá muita coisa mudou.

24/03/2020 17h08Atualizado há 2 semanas
Por: Aloísio Costa
581
Em uma semana, as ações tomadas pelos governos federal, estadual e municipal alterou toda a dinâmica da cidade.
Em uma semana, as ações tomadas pelos governos federal, estadual e municipal alterou toda a dinâmica da cidade.

Assim como Caculé, milhares de outras cidades por todo o mundo têm vivido uma rotina extremamente “inimaginável” por conta do coronavírus (COVID-19).

Em uma semana, as ações tomadas pelos governos federal, estadual e municipal alterou toda a dinâmica diária de trabalhadores, pais de família, estudantes e principalmente dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate à proliferação da doença.

Em Caculé o “marco” das ações preventivas ocorreu há uma semana, mais exatamente na última terça-feira (17). De lá pra cá muita coisa mudou.

O site Informe Cidade fez um levantamento das medidas que foram adotadas, as ações que vêm sendo realizadas pelo Governo de Caculé e a participação da sociedade neste processo.

Confira abaixo a cronologia dos acontecimentos:

Terça-feira, 17 de março de 2020

Caculé registra o primeiro caso suspeito de coronavírus. Uma mulher de 28 anos, que supostamente teria viajado para o exterior, apresenta sintomas da COVID-19 e é mantida em isolamento no Hospital Nossa Senhora Aparecida até que os exames sejam concluídos. Inicialmente ela é diagnosticada com dengue.

 

Seguindo recomendação da Diocese de Caetité, a igreja Católica de Caculé fez alterações nos atos religiosos e programações das atividades da igreja na cidade como forma de prevenção ao contágio pelo coronavírus (COVID-19). As missas, por exemplo, passaram a ser celebradas sem a presença de fiéis e transmitidas pelas redes sociais.

 

 Quarta-feira, 18 de março de 2020

Governo de Caculé determina suspensão das aulas em todas as unidades municipais de ensino. A suspensão estava prevista para o dia 23, mas foi antecipada. Mais de 3.100 alunos deveriam ficar em casa, em caráter preventivo, a princípio por 12 dia. A medida buscou evitar aglomerações de pessoas em ambientes fechados e assim evitar uma possível disseminação do vírus.

Quinta-feira, 19 de março de 2020

Colégio Estadual Norberto Fernandes suspende as aulas. A suspensão segue as recomendações adotadas pelo governo do estado e também pelo governo municipal que estabeleceram uma séria de medidas que visam combater a proliferação do coronavírus (COVID-19). Com isso pouco mais de 1.000 alunos estão sem aulas dispensados das aluas pelo período de 30 dias.

Órgãos federais, como o INSS, começam a adotar medidas de prevenção e alteram o atendimento. Em Caculé passou a atender somente aos casos já agendados. A decisão de suspender o atendimento não programado nas unidades do Instituto Nacional do Seguro Social, durante o prazo de 15 (quinze) dias, leva em consideração a emergência de saúde pública decorrente do COVID-19. 

 Sexta-feira, 20 de março de 2020

Prefeitura suspende, temporariamente, o funcionamento de bares, academias e salões de beleza, inicialmente, até o dia 03 de abril. Este prazo pode ser estendido de acordo com os agravos epidemiológicos no município. O Decreto determinou também o prazo de 30 dias de proibição para presença de comerciantes nas feiras-livres vindos de outros municípios. 

Sábado, 21 de março de 2020

Uma das ações adotadas pelo Governo de Caculé, dentro das medidas de contenção à proliferação do coronavírus (COVID-19), tem sido as vistorias a veículos de transporte coletivo que chegam à cidade, como ônibus e vans, vindos de outros municípios. A fiscalização contou com a atuação de profissionais da saúde, bombeiros civis e com o apoio da Polícia Militar, nas barreiras sanitárias instaladas nas principais vias de acesso à cidade.

Domingo, 22 de março de 2020

Resultado de exame em paciente com suspeita de COVID-19 testa negativo. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e veio com um alívio para os moradores da cidade que já estavam temerosos. Até então Caculé não apresenta nenhum caso suspeito e nenhum conformado para o COVID-19.

 

 Segunda-feira, 23 de março de 2020

 

Prefeitura publica novo Decreto onde suspensão as atividades comerciais em estabelecimentos que ofereçam atendimento direto ao público, tido como “não essenciais”. A medida também suspendeu o atendimento ao público em todas as repartições públicas municipais, exceto a Secretaria de Saúde. A suspensão é válida, a princípio, até o dia 06 de abril.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Caculé - BA
Atualizado às 00h20
21°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 20°
21°

Sensação

6.4 km/h

Vento

64.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMÁCIA NEVES
SUPERMERCADO NOVO MUNDO
ÓTICAS SAFIRA
ANUNCIO 300X250 1
Municípios
ATAKAPEÇAS
WIZARD
BEATRIZ CALÇADOS
Últimas notícias
COLÉGIO EXCELÊNCIA
ANUNCIANTE 300X250 2
SHALON ACADEMIA
COOTRAF
Mais lidas
ANUNCIANTE 300X250 4
LAVE BEM LAVANDERIA
SORVETERIA KIDS