Quarta, 12 de Agosto de 2020 14:48
77 98103-4200
GERAL DANOS MATERIAIS

Se seu imóvel foi prejudicado por enchentes ou outras catástrofes naturais o IPTU poderá não ser cobrado?

A pessoa que sofreu todos estes danos tem até 180 dias para requerer o benefício, contados a partir de quando o estrago foi registrado, solicitando a visita da Defesa Civil.

27/02/2020 20h52 Atualizada há 5 meses
425
Por: Aloísio Costa
É melhor já ter em mãos uma base de todo o dano que sofreu com o devido montante.
É melhor já ter em mãos uma base de todo o dano que sofreu com o devido montante.

Recentemente, várias cidades no Brasil sofreram com enchentes, tempestades e outras catástrofes naturais que acabaram com muitas casas e propriedades, desabrigando pessoas e causando diversos prejuízos materiais. Mas, em meio a todo esse sofrimento, será que é justo ainda ela pagar os tributos decorrentes do imóvel? Não só os do imóvel, mas o de todos os outros bens que foram perdidos?

O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) incide sobre o imóvel, seja pela sua propriedade, o domínio útil ou a posse, sendo em zona urbana ou extensão urbana.

O IPTU é recolhido para que os municípios consigam recursos financeiros, podendo também ser utilizado com o fim de controle do preço da terra.

Se o local é alvo constante de enchentes, catástrofes e estragos provenientes, falta de água, etc, principalmente, pela negligência do município, ele deve indenizar e reparar eventuais danos que as vítimas sofreram e não somente isentar o proprietário de pagar o IPTU.

A pessoa que sofreu todos estes danos tem até 180 dias para requerer o benefício, contados a partir de quando o estrago foi registrado, solicitando a visita da Defesa Civil para que ela faça a avaliação do imóvel afetado e emitir um laudo técnico, bem como apresentar a documentação solicitada pela prefeitura do município.

É melhor já ter em mãos uma base de todo o dano que sofreu com o devido montante. A Secretaria Municipal da Fazenda, por sua vez, terá 90 dias para analisar o pedido.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
VOCÊ TEM DIREITO!
Sobre VOCÊ TEM DIREITO!
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias