SHOW DE PRÊMIOS
SUPERMERCADO MODELO
SHOW DE PRÊMIOS 2
CRIME CONTRA MULHER

Número de casos de feminicídios cresce em 32% na Bahia de acordo com a SSP

Até fevereiro deste ano um protocolo de medidas será adotado com uma das alternativas para reduzir o número de feminicídios no estado.

11/02/2020 19h55
Por: Aloísio Costa
Fonte: www.blogbahia.com
210
Cresce em 32% número de feminicídios na Bahia, diz SSP.
Cresce em 32% número de feminicídios na Bahia, diz SSP.

A Bahia registrou 32% de aumento em casos de feminicídio no ano passado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram 101 casos registrados em 2019 contra 76 em 2018. Os dados foram divulgados durante a apresentação do balanço de ações da secretaria no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, nesta segunda-feira (10). 

O secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, comentou os dados e disse que são múltiplas as causas para o aumento de feminicídios no estado. “Começa com agressão verbal, depois passa para agressão moral, agressão física e, depois, acaba gerando uma situação mais grave. Então, por ter uma multiplicidade de causas, temos que atuar em rede. Não adianta só a polícia trabalhar, tem que haver um conjunto com outras instituições”, declarou Barbosa durante coletiva.

Para o sociólogo Luiz Cláudio Lourenço, um dos coordenadores do Laboratório de Estudos Sobre Crime e Sociedade (Lassos/Ufba), não só o feminicídio como outras formas de violência contra a mulher têm números altos na Bahia. “É algo que não pode ser resolvido de maneira simples. Tem que passar por um processo de respeito a todas as conquistas que as mulheres tiveram nos últimos anos. Esses números mostram que ainda falta muito para convivermos bem em sociedade”, diz.

“Essa tipificação de feminicídio é nova. Então, muitos casos já ocorriam, mas só foram classificados como tal recentemente. A partir da constatação de que mulheres estão sendo mortas por serem mulheres, o dado ganha importância”, completa. Lourenço aponta que fatores ligados ao machismo e à masculinidade tóxica são agravantes desse fenômeno. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Caculé - BA
Atualizado às 00h20
24°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 20°
24°

Sensação

11.9 km/h

Vento

85.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMÁCIA NEVES
ANUNCIO 300X250 1
ÓTICAS SAFIRA
Municípios
WIZARD
BEATRIZ CALÇADOS
ATAKAPEÇAS
Últimas notícias
SHALON ACADEMIA
COLÉGIO EXCELÊNCIA
COOTRAF
ANUNCIANTE 300X250 2
Mais lidas
ANUNCIANTE 300X250 4
SORVETERIA KIDS
LAVE BEM LAVANDERIA