SHOW DE PRÊMIOS
SUPERMERCADO MODELO
SHOW DE PRÊMIOS 2
Lembranças

Caculé: Internautas utilizam redes sociais para compartilhar fotos da enchente da década de 80

As imagens mostram uma parte da história da cidade que ao longo dos anos parece ter ficado esquecida.

21/01/2020 18h23
Por: Aloísio Costa
1.712
Rio do Antônio transborda e deixa a Praça de Esportes totalmente alagada.
Rio do Antônio transborda e deixa a Praça de Esportes totalmente alagada.

Um misto de saudosismo e surpresa descreve o sentimento de muitos internautas que esta semana tiveram acesso a algumas fotos, compartilhadas nas redes sociais, que marcam o registro da enchente que aconteceu em Caculé no final da década de 80 e início dos anos 90.

Leito do Rio do Antônio - área urbana de Caculé. Imagem feita da ponte que liga o Bairro da Estação ao centro da cidade. 

 

Em um tempo onde a escassez de água e a redução das chuvas em nossa região têm sido um dos principais assuntos, imagens como está causa espanto, surpresa e saudade. Embora não tenham sido publicadas com a descrição do autor, ou autores, e nem com a data do registro, é possível que foram sido feitas durante a enchente de 1989/90.

Nível da água chega a poucos metros da base da ponte que dá acesso ao Bairro da Estação. 

 

Na época as chuvas foram tão intensas que a Rio do Antônio transbordou, e no trecho próximo à Praça de Esportes Antônio Fróes, juntou-se à Lagoa Manoel Caculé. A própria Praça de Esportes ficou totalmente inundada. (Foto destaque)

Por bairros periféricos da cidade, várias casas desabaram e deixaram dezenas de famílias desabrigadas. Muitas delas tiveram que ser levadas para o Colégio Estadual Norberto Fernandes.

A base de sustentação (encosta) da ponte que liga o Bairro da Estação ao centro da cidade cedeu com o volume da água do rio, deixando os moradores ilhados. A “pinguela” que dava acesso ao Bairro Alto do Cruzeiro, na época feita de madeira, foi totalmente levada pela enxurrada.

Volume do ria faz com que a encosta de sustentação da ponte sede, deixando os moradores ilhados. 

 

Volume do ria faz com que a encosta de sustentação da ponte sede, deixando os moradores ilhados. 

 

Esta é uma parte da nossa história que ao longo dos anos parece ter ficado esquecida. A geração de hoje, a maioria dos jovens que nasceram depois de 1990, certamente nunca viram imagens como esta que mostram a “época de chuva” em Caculé.

Como foi dito anteriormente, as imagens não trazem o nome do autor e nem a data em que foram captadas. Caso algum dos nossos leitores saiba descrevê-las com mais detalhes ou também tenham outras imagens que ilustrem esse período, pode colaborar com o nosso acervo, nos enviando fotos e descrições pelo e-mail: [email protected].

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Caculé - BA
Atualizado às 00h20
24°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 20°
24°

Sensação

11.9 km/h

Vento

85.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMÁCIA NEVES
ÓTICAS SAFIRA
ANUNCIO 300X250 1
Municípios
ATAKAPEÇAS
WIZARD
BEATRIZ CALÇADOS
Últimas notícias
ANUNCIANTE 300X250 2
COOTRAF
COLÉGIO EXCELÊNCIA
SHALON ACADEMIA
Mais lidas
ANUNCIANTE 300X250 4
LAVE BEM LAVANDERIA
SORVETERIA KIDS