A Quadrilha Junina Jacques Carvalho, com sede em Caculé, foi aprovada no Edital nº 25/2024 - Prêmio Cultura Viva Bahia 2024, que reconhece e premia iniciativas culturais de relevância para o estado. A quadrilha receberá um fomento de R$ 30 mil como valorização de sua contribuição para a cultura local e regional.
O prêmio, oriundo do Programa Nacional de Apoio às Artes e à Cultura da Bahia (PNAB-BA), destaca o impacto social e econômico da quadrilha junina, que, ao longo de seus 25 anos de atuação, promoveu não apenas apresentações culturais, mas também fortaleceu a comunidade. Durante os eventos organizados pela quadrilha, diversas ações movimentaram a economia local, como a contratação de costureiras, a montagem de barracas e o estímulo às compras no comércio local.
A Quadrilha Junina Jacques Carvalho é a mais antiga de Caculé e representa a zona territorial do Sertão Produtivo no edital, que selecionou apenas 28 iniciativas em todo o estado. Este reconhecimento consolida a relevância cultural do grupo e celebra seu papel como espaço de arte, identidade e memória para a população caculeense.
Em contato com o Informe Cidade, Nalmar Lisboa , diretor da quadrilha, comemorou o resultado: "Estamos muito felizes com essa aprovação e o reconhecimento das gestões de cultura do estado. Isso é um marco importante para nossos 25 anos de história, e seguiremos firmes na missão de levar cultura e entretenimento ao público."
Nalmar Lisboa - Noivo e diretor geral da Quadrilha Junina Jacques Carvalho
Além do fomento recebido, a quadrilha se prepara agora para conquistar o selo de reconhecimento do Ministério da Cultura, reafirmando seu compromisso com a valorização e preservação da cultura junina, um patrimônio imaterial de grande importância para Caculé, para a Bahia e para todo Nordeste.