O Instagram anunciou, nesta terça-feira (17), uma série de medidas para combater a sextorção, prática criminosa na qual uma pessoa ameaça expor fotos ou vídeos íntimos de outra em troca de dinheiro ou favores. As ações visam proteger principalmente adolescentes na plataforma, com novas ferramentas de segurança e bloqueio de atividades suspeitas.
Entre as medidas anunciadas, o Instagram confirmou que vai bloquear capturas de tela em fotos e vídeos de visualização única, impedindo que conteúdos sensíveis sejam registrados sem autorização. A funcionalidade seguirá os mesmos padrões do WhatsApp para imagens e vídeos autodestrutivos. Além disso, a visualização desses conteúdos será restrita na versão para navegadores.
A Meta, empresa responsável pela plataforma, também anunciou que mecanismos de proteção contra nudez foram liberados globalmente. Esse recurso identifica automaticamente imagens e vídeos com nudez e os borra por padrão, exibindo o conteúdo original apenas com o consentimento do usuário.
Para reduzir os riscos de sextorção, o Instagram implementará novos alertas de segurança que identificam contas potencialmente suspeitas. Caso um usuário receba mensagens de desconhecidos, a plataforma poderá alertar que a conta não possui seguidores em comum ou que está localizada em outro país, oferecendo atalhos para denúncias e dicas de segurança.
Além disso, a Meta revelou que não exibirá mais listas de seguidores e seguidas para contas que apresentem “sinais de comportamento golpista” . Ao tentar acessar essas informações, os perfis suspeitos visualizarão uma tela em branco, dificultando o uso dessas listas para capturar vítimas.