Na tarde desta segunda-feira (03), um adaptador do cilindro de oxigênio rompeu na Unidade de Saúde da Família Alípio Sérgio Carlos Garcia, em Rio do Antônio, durante um atendimento. Segundo apurou a nossa equipe, o acidente feriu a enfermeira Ana Carolina, que sofreu queimaduras de primeiro e segundo grau no braço, pescoço e mão esquerda.
Em um relato emocionado passado nas redes sociais, a profissional descreveu o momento de tensão, destacando sua gratidão por estar viva. “A proporção que foi esse acidente e o impacto causado não era pra eu estar aqui se não fosse a intervenção de Deus”, escreveu. Ela informou que está em casa sob os cuidados da família e agradeceu o apoio de colegas e da comunidade.
Um morador que não quis se identificar informou que ouviu um forte estrondo quando estava passando próximo a unidade, e logo depois ouviu o relato do ocorrido.
A equipe do Informe Cidade entrou em contato com o secretário de saúde do município, Tarcísio Luís, que esclareceu as causas do acidente: “O adaptador do oxigênio (fluxômetro) não suportou a pressão e estourou, causando o acidente. Hoje fomos verificar o fluxômetro que rompeu juntamente com a empresa fornecedora e constatamos uma quantidade de silicone no aparelho, o que provavelmente provocou o ocorrido.”
Tarcísio também nos contou que a sua equipe juntamente com a Prefeitura Municipal está prestando todo suporte necessário. Após o incidente, os bombeiros de Brumado realizaram uma vistoria na unidade e, horas depois, liberaram o espaço para funcionamento.
Ana Carolina segue em recuperação e ainda abalada psicologicamente, mas agradeceu às manifestações de apoio e pediu orações para superar o trauma.