Jacaraci (BA), localizada a cerca de 68 km de Caculé, foi palco de uma polêmica que tomou conta das redes sociais nesta quinta-feira (28). Um vídeo mostrando apoiadores do candidato derrotado nas urnas, Hanney Ladeia (PSD), soltando fogos e alegando "boas notícias" gerou especulações entre os moradores. Segundo alguns eleitores do grupo derrotado, a Justiça Eleitoral tentaria impedir a posse do prefeito eleito Detinho (PSB), que venceu o pleito com 50,92% dos votos válidos.
O Informe Cidade apurou que não há registros formais de denúncias de fraude junto à Justiça Eleitoral. Mesmo assim, uma narrativa de irregularidades eleitorais foi divulgada, gerando confusão e dúvidas na população.
Em resposta à situação, o empresário Virgílio Cangussú publicou um vídeo desmentindo as acusações e reafirmando que o processo eleitoral ocorreu de forma limpa e democrática, e que a narrativa criada é uma “cortina de fumaça”. Ele tranquilizou os eleitores, garantindo que Detinho assumirá o cargo de prefeito no dia 1º de janeiro de 2024.
A confirmação de que a transição de governo está em andamento veio com a publicação do Decreto nº 70, de 28 de novembro de 2024, aprovada pelo atual prefeito Antônio Carlos Freire de Abreu. O documento institui a Comissão Mista de Transição Governamental, em conformidade com a Resolução TCM/BA nº 1311/12, garantindo que o processo ocorra dentro da normalidade prevista pela legislação.