Ibiassucê (BA) se prepara para sediar a primeira edição da FLIB-I – Feira de Literatura e Arte, evento que promete celebrar a literatura e a produção artística local. A feira foi viabilizada através do Edital de Festas, Feiras e Festivais Literários do Governo da Bahia, em parceria com a Fundação Pedro Calmon e as secretarias estaduais de Cultura e Educação. Idealizada pela professora e escritora Marlene Sousa, conhecida como Leninha, a FLIB-I foi uma das selecionadas em meio a mais de 500 propostas inscritas no edital.
Leninha, que também é mestranda do MPEJA/UNEB-Salvador, destacou a importância do evento para o reconhecimento literário da cidade. “Com tantos escritores e escritoras que temos em nossa cidade, o sonho é que, além de sermos conhecidos como a 'Capital da Amizade', sejamos também a 'Capital Literária'”, afirmou a curadora da FLIB-I.
Com uma programação rica e diversificada, a feira oferecerá ao público rodas de conversa, exposições, lançamentos de livros, shows musicais, espetáculos teatrais, contações de histórias, bibliotecas móveis, recitais, oficinas de cordéis e uma Feira de Agricultura Familiar e Arte. O evento contará ainda com uma homenagem ao escritor ibiassuceense Antônio Figueiredo, celebrando sua trajetória e contribuição para a literatura local.
A FLIB-I está prevista para ocorrer ainda este ano, fortalecendo a identidade cultural de Ibiassucê e incentivando o desenvolvimento literário e artístico na região.