Segunda, 09 de Setembro de 2024 20:43
POLÍTICA JUSTIÇA

Justiça remove publicações de perfil fake com postagens depreciativas sobre Willian Lima e Pedro Dias

Oposição em Caculé recorre novamente a fake news e montagens difamatórias para atacar adversários durante a campanha eleitoral; justiça obriga retirada de conteúdo após denúncia

29/08/2024 09h28 Atualizada há 2 semanas
Por: Josivan Vieira Fonte: Achei Sudoeste
Foto: Josivan Vieira
Foto: Josivan Vieira

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), por meio de sua Comissão Provisória em Caculé, entrou com uma ação judicial contra o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda e o administrador do perfil *caculesiteir. A representação, protocolada em meio ao período eleitoral, denuncia o uso de montagens, inteligência artificial, fake news e enquetes fora do período permitido para favorecer o candidato Luciano Ribeiro (União Brasil) e difamar os candidatos à reeleição, Pedro Dias - Pedrão e William Lima.

A decisão, publicada nesta terça-feira (27) pelo juiz Aderaldo de Morais Leite Júnior, da 93ª Zona Eleitoral, acatou o pedido do PSB. O magistrado destacou que o perfil *caculesiteir, de origem anônima, veiculou conteúdos altamente depreciativos. Essas ações foram consideradas como propaganda negativa, com o objetivo claro de minar o apoio eleitoral aos candidatos atacados.

Diante das evidências, o juiz ordenou que o Facebook Brasil remova a publicação contestada dentro de 48 horas e forneça todas as informações necessárias para identificar o responsável pelo perfil *caculesiteir. O não cumprimento da ordem resultará em uma multa diária de R$ 3 mil, limitada ao valor total de R$ 300 mil.

Recorrente

A disseminação de Fake News tem sido algo recorrente contra os atuais gestores do município. Há meses atrás o Informe Cidade noticiou a exclusão definitiva de uma conta que produzia conteúdo da mesma natureza, denominada União Caculé, que constantemente atacava os candidatos e pessoas aliadas a gestão do prefeito Pedrão.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias