Domingo, 16 de Março de 2025
15°C 36°C
Caculé, BA
Publicidade

Caculé: Carro fumacê chega ao município para intensificar combate ao Aedes Aegypti

População precisa estar atenta aos avisos e cuidados emitidos pela prefeitura municipal

Por: Redação Fonte: Ascom/PMC
27/05/2024 às 15h45
Caculé: Carro fumacê chega ao município para intensificar combate ao Aedes Aegypti
Foto: Rafael Costa/Ascom-PMC

A Prefeitura Municipal de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, realizará uma intensificação das ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya entre os dias 28 de maio e 11 de junho. A ação abrangerá diversos bairros da cidade, comunidades rurais e contará com a aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, popularmente conhecido como Fumacê. 

Em conversa com a assessoria de comunicação do município, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Camila Neves, explicou que a intensificação ocorrerá nos bairros e comunidades rurais com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti, além de notificações e casos confirmados de Dengue, Zika e Chikungunya.

“Realizamos uma avaliação detalhada da situação em cada bairro de Caculé, identificando as áreas de maior risco para a ocorrência dessas doenças. Com base nessa análise, elaboramos estratégias específicas para o combate ao mosquito, incluindo tratamento focal com larvicida, tratamento perifocal com bomba costal e tratamento espacial com equipamento portátil motorizado”, afirmou Camila.

Para complementar essas ações, será realizada a UBV Pesada (Fumacê), uma técnica de bloqueio químico do mosquito, onde o inseticida é pulverizado através de um equipamento acoplado a um veículo. Isso permite alcançar um maior número de quarteirões e imóveis em cada território, eliminando os mosquitos adultos, ao contrário das ações de controle vetorial com bloqueio mecânico que focam na eliminação de criadouros.

A população precisa estar atenta aos avisos e cuidados emitidos pela prefeitura municipal: 

  • Animais domésticos devem ser protegidos contra o produto;

  • Bebedouros de animais devem ser colocados para baixo e lavados em seguida;

  • Retire as roupas do varal;

  • Para aqueles moradores que possuem criadouro de abelha, procurar um agente de endemias, pois a abelha é sensível ao produto.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias